A gigante de e-commerce Amazon.com reportou lucro surpreendente pelo segundo trimestre, impulsionado por mais vendas da América do Norte, seu maior mercado, e outra rodada de forte expansão no negócio de nuvem Amazon Web Services.A maior varejista online do mundo reportou um lucro de US$ 79 milhões, ou US$ 0,17 por ação, comparada com um prejuízo de US$ 437 milhões, ou US$ 0,95 por ação, um ano antes.

As vendas da América do Norte subiram 28,3%, para US$ 15,01 bilhões no terceiro trimestre, ajudada por robustas vendas do Prime Day e uma forte demanda por eletrônicos e mercadorias em geral ao longo do período.

A Amazon, cujas ações tiveram alta de 10% em negociações após o fechamento do mercado, disse em julho que os clientes fizeram pedidos de 34,4 milhões de itens no mundo todo durante a oferta de um dia para os membros do serviço por assinatura Prime, que custa US$ 99 ao ano.

As vendas líquidas dos serviços de Internet da Amazon, que tem mais de 1 milhão de clientes ativos em 190 países, subiram mais de 78%, para US$ 2,09 bilhões no trimestre.

A Amazon estima crescimento líquido de vendas de 14% a 25%, numa faixa de US$ 33,5 bilhões e US$ 36,75 bilhões para o trimestre das compras de fim de ano. Analistas em média esperavam receita de US$ 35,16 bilhões, de acordo com a Thomson Reuters.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM