Uma reportagem publicada pela Business Insider mostra que boa parte dos franqueados do McDonald’s já não acredita na empresa. Para esses lojistas, a maior rede de fast food do mundo é uma marca em depressão profunda que pode estar à beira de seus últimos dias.

A conclusão é de um estudo realizado pelo analista Mark Kalinowski com 29 franqueados que operam um total de 229 restaurantes. Uma gota d’água frente às mais de 14 mil lojas da rede nos Estados Unidos, mas uma amostra que traz um cenário preocupante para a empresa dos arcos dourados. Segundo um dos entrevistados, cerca de 30% dos franqueados da marca está insolvente e nada tem sido feito para reverter essa situação. Outro se queixa de que a empresa está presa a um modelo de negócios que não tem mais apelo junto aos consumidores, que têm buscado alternativas mais saudáveis ou redes fast casual, como Chipotle e Five Guys, que têm uma proposta de mais qualidade.

Para pelo menos metade dos entrevistados, o plano de reestruturação que vem sendo desenvolvido pelo McDonald’s não ataca os problemas principais da rede, que são a qualidade da comida e o atendimento aos clientes. Segundo os franqueados, falta liderança para a empresa, que tem vivido de tentativas erráticas e frustradas de revitalizar os negócios nos últimos anos.

A decisão da companhia de estender o menu de café da manhã para o dia inteiro foi vista pelos franqueados como um tiro no pé, pois aumenta a complexidade da operação da cozinha, vai contra as promessas de simplificação do menu e revela falta de foco, já que o McDonald’s estaria tentando ser muita coisa para muita gente ao mesmo tempo, passando, nesse processo, uma mensagem confusa para o público.

Em resposta ao Business Insider, o McDonald’s disse estar ouvindo uma resposta muito diferente dos franqueados, que, na maioria dos casos, tem elogiado o menu de café da manhã. Além disso, neste ano a empresa alcançou seu melhor índice de força da marca, segundo o estudo YouGov BrandIndex. O balanço do McDonald’s, porém, não anda provocando sorrisos: há quase dois anos a varejista apresenta queda contínua em suas vendas trimestrais.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM