De acordo com estudo bienal realizado pela consultoria Bain & Company, os consumidores da América Latina estão menos fiéis às marcas do que estavam no ano de 2012. A análise aponta que 68% dos executivos entrevistados durante 2014 acredita que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca. Há dois anos, o número era de 63%.

No Brasil, em especial, o dado ajuda a constituir um cenário desafiador para as marcas. Por conta da atual situação econômica, muitos consumidores, principalmente da classe C, estão desacelerando seus gastos, dando preferência ao preço e não ao nome nas etiquetas.

“Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, afirma Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. Para o especialista, mesmo em um período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”.

O estudo “Management Tools & Trends 2015” da Bain & Company ouviu 1.067 executivos do mundo todo, incluindo Brasil e México.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM