Este mês o Peixe Urbano, maior empresa brasileira de e-commerce local, superou mais um marco ao atingir 51% de participação de vendas pelo celular, fazendo deste o principal canal de vendas da companhia. O numero é mais que o triplo do que era há um ano, quando 16% das vendas do Peixe Urbano eram oriundas de smartphones, e mais de 12 vezes o que era há 2 anos. Esse crescimento, representativo de forte tendência mundial, é ainda mais expressivo considerando a alta de 112% em vendas totais desde que o Peixe Urbano foi adquirido pelo gigante chinês Baidu, segundo maior serviço global de buscas na web, em outubro do ano passado.

“É uma transformação e tanta pensar que sempre fomos chamados de ‘site’ e hoje podemos dizer que somos uma empresa mobile mais que um site! Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória e Florianópolis, o percentual de vendas pelo celular, não incluindo tablets, já ultrapassa 55%, podendo chegar a 65% em alguns casos”, diz Alex Tabor, Co-Fundador e CEO do Peixe Urbano.

Os números são indicativos de um grande movimento mundial associado à migração do e-commerce para o m-commerce. Segundo um estudo recente da Criteo, empresa de tecnologia especializada em publicidade digital, vendas por dispositivos móveis representaram 14% do e-commerce brasileiro no segundo trimestre de 2015, abaixo ainda da média mundial de 34%, mas a diferença está diminuindo. Ainda segundo a pesquisa, a cota de transações de comércio eletrônico móvel está prevista para chegar a 22% no Brasil e a 40% globalmente, até o final do ano.

Para Tabor, os números do Peixe Urbano acima da média são resultado de uma série de fatores, entre eles a maior densidade de ofertas por região e o envio de notificações com base na localização do usuário, alertando sobre ofertas próximas, disponíveis para uso imediato com o cupom digital.

“Adquirimos muito conhecimento do Baidu e de uma de suas empresas investidas, o Nuomi, plataforma de e-commerce local chinesa”, diz o executivo. “A China ultrapassou 30% de penetração de smartphones em 2013, mesmo ano que o mercado de e-commerce local começou a decolar. No Brasil, estamos apenas este ano superando essa marca e já podemos observar um impacto similar em nosso segmento, acelerado ainda mais pela aplicação de diversas práticas de sucesso que temos aprendido com eles e adaptado ao nosso mercado”, complementa.

Além do uso de notificações via push, que hoje já representa 16% das vendas da empresa, versus 0% em outubro de 2014 quando o Peixe Urbano foi adquirido pelo Baidu, a empresa tem oferecido também descontos e vantagens especiais para quem usa o aplicativo, disponível para smartphones Apple e Android. Dessa forma os usuários podem contar com preços ainda mais baixos, visualização das ofertas em mapa, lembretes de quando os cupons adquiridos expiram e ainda a facilidade de utilizar a grande maioria das ofertas na mesma hora, sem precisar fazer agendamento ou mostrar o cupom impresso – agora da pra fazer tudo pelo celular.

(Por NR-7 Comunicaçã0) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM