Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, mostra que, embora os consumidores estejam mais receosos com o cenário econômico, 71% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday caso encontrem bons descontos.

Os demais entrevistados (28%) afirmaram não terem dúvidas de que comprarão e apenas 1% não tem intenção de aproveitar o evento, que este ano acontecerá no dia 27 de novembro.

A pesquisa também mostra que 66% dos entrevistados avaliarão se irão gastar menos por conta da crise dependendo dos descontos que encontrarem e 30% deles pretendem efetivamente pisar no freio nas compras. Apenas 4% afirmam não terem a intenção de diminuir os gastos esse ano.

Apesar de mais precavidos, a maior parte dos entrevistados aposta nas promoções da Black Friday, sendo que 49% tem a expectativa de encontrar melhores ofertas no evento do que nas liquidações fora de época. Outra perspectiva otimista para o evento é de que 64% das pessoas gostariam de antecipar suas compras de Natal. A pesquisa da Zoom foi realizada com mais de 20 mil pessoas.

A expectativa de tíquete-médio para a data continua a mesma do ano passado. 57% dos entrevistados da pesquisa têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 e 27% pretendem investir de R$ 500 a R$ 1.000. Os produtos mais desejados são celulares/smartphones (57%), TVs (43%), eletrodomésticos (33%), eletroportáteis (29%) e notebooks (27%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM