De acordo com um estudo da agência nova/sb, os consumidores brasileiros estão exercitando a habilidade de fazer as compras de forma mais consciente. A pesquisa aponta que o brasileiro está disposto a gastar mais tempo e esforços nos processos de consumo para, assim, garantir o melhor negócio.

40% dos entrevistados declaram que já fazem pesquisa até mesmo para compras rotineiras, como as de supermercados. O planejamento também é apontado por 39% dos entrevistados como um comportamento normal em situações de crise. Além disso, 61% das pessoas planejam antes de consumir qualquer item, evitando assim os gastos por impulso.

A internet é utilizada como ferramenta de comparação de preços e qualidade por 56% dos entrevistados. Outros 53% ainda preferem visitar diferentes lojas físicas para selecionar o melhor negócio. Para 47%, o uso de celulares e tablets como ferramenta de pesquisa é frequente. Os dados do estudo são de março e abril de 2015 e foram obtidos com 2 mil entrevistas em todo o País.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Consumidor, Tecnologia