Ranking que deve ser divulgado na manhã de hoje, feito em parceria pela Serasa Experian e Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), coloca o Atacadão, do grupo Carrefour, na terceira colocação entre as maiores redes do país, entre varejistas de todos os segmentos. A rede de “atacarejo” apurou receita líquida de R$ 20,16 bilhões em 2014, segundo cálculos da equipe de análise. Dados do Atacadão não são publicados pelo controlador.

Outra atacadista, o Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), aparece em posição muito próxima à da Lojas Americanas em 2014, e pelo ritmo atual de expansão, conseguiu ultrapassar a cadeia de departamento no primeiro semestre de 2015. Com 87 lojas, o Assaí vendeu R$ 4,7 bilhões até junho de 2015 e a Lojas Americanas, com 978 pontos, atingiu soma de R$ 4,3 bilhões (sem contar a operação dos sites da B2W). A elaboração do levantamento ainda teve participação do Grupo Padrão, que publica a revista “Consumidor Moderno”.

Segundo o relatório, a maior empresa é a operação que une Pão de Açúcar e Extra (Multivarejo), seguida da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), ambas do GPA. O levantamento separa as operações com base na atividade central do negócio. O Carrefour, com suas lojas de supermercados e hipermercados, está em quinto lugar, com R$ 14,2 bilhões em vendas em 2014, cerca de R$ 12 bilhões a menos que o mesmo braço de negócios do GPA (R$ 26,4 bilhões).

Grandes sites de varejo já ultrapassam líderes do setor com operação focada em lojas físicas. A Cnova (sites do GPA) e a B2W (Americanas e Submarino) apuraram vendas líquidas de R$ 8,1 bilhões e R$ 7,96 bilhões, respectivamente, no ano passado, valores ligeiramente superiores à Máquina de Vendas (R$ 7,93 bilhões).

No ranking de taxas de crescimento, lideram varejistas de mercados não maduros, com maior espaço para expansão. Em primeiro lugar está a Netfarma, seguida do Habib’s e da CNova.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Atacadão