A confiança do empresário do comércio paulistano caiu 20,3% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Frente a maio, o recuo foi de 1,4%, a sétima queda mensal seguida.

Em junho, o ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) passou para 80,6 pontos, o menor nível da série histórica iniciada em 2011. O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Segundo a Federação, as quedas devem-se ao desempenho negativo de datas comemorativas, como Dias das Mães e Namorados, que manteve os estoques elevados. Também contribuiu para o resultado os processos de demissões.

Considerando os índices que formam o Icec, o que mede a confiança com as condições atuais do empresário caiu 6,4% e passou de 44,8 pontos em maio para 41,9 pontos em junho. Já o que mede a disposição para investimento recuou 1,4%, de 79,2 para 78,2 pontos.

Já o índice que mede a expectativa do setor foi o único que apresentou alta, 0,3%, e passou de 121,4 para 121,8 pontos no período.

Por porte, as grandes melhoraram o grau de confiança: empresas com mais de 50 empregados apresentaram aumento de 5,2% na confiança. Já o ICEC das com menos de 50 funcionários atingiu 80,6 pontos em junho, ante 81,9 pontos em maio, recuo de 1,6%.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM