Rede norte-americana planeja o retorno por meio do sistema de franquias.
A rede norte-americana de lojas de departamento Sears está retornando ao Brasil. Após fechar as portas de todas as unidades instaladas no país no início dos anos 90, a rede planeja o retorno por meio de sistema de franquias. As informações são da Global Franchise, consultoria especializada em internacionalização de franquias que está responsável por trazer a Sears de volta ao Brasil. Especula-se que algo em torno de 300 lojas sejam inauguradas no país.

De acordo com o presidente da Global Franchise, Paulo César Mauro, já existe um grupo de investidores brasileiros negociando com executivos da companhia nos Estados Unidos. “A Global Franchise foi contratada pela Sears para procurar um ou mais parceiros estratégicos para o Brasil e conseguimos um grupo que já visitou a empresa e mostrou interesse em implantar o projeto no país.” Ele informa, ainda, que será assinada uma carta de intenção e que uma delegação da Sears virá ao Brasil nas próximas semanas para discutir o projeto de implantação.

Mauro afirma que o que motivou a volta da Sears para o Brasil foi “a força do país como porta de entrada para a América do Sul”. O formato das franquias serão lojas entre 500 metros quadrados e 900 metros quadrados. “Este é um modelo inédito de franquias da marca que oferece linhas de eletrodomésticos, eletrônicos e ferramentas. Além de comercializar as marcas nacionais, a Sears pretende introduzir no Brasil suas marcas internacionais.” Ainda segundo Mauro, inicialmente, as marcas inéditas serão importadas.

O modelo da franquia brasileira ainda está sendo discutido. Nos Estados Unidos, a Sears utiliza o sistema de consignação dos produtos, no qual o franqueado só paga pelos itens que forem comercializados. “O sistema no Brasil irá depender da negociação com os fornecedores, ainda não sabemos se será possível adotar esse modelo por aqui.” Mauro lembra que o sistema de consignação diminui muito o valor do investimento inicial do franqueado, que, segundo ele, ainda não foi calculado.

Segundo ele, ainda não foi definido o número de lojas que serão abertas nem quando será inaugurada a primeira delas. “Estão sendo feitos estudos nesse sentido.” Mas Mauro garante que todo o território brasileiro está nos planos da companhia. Atualmente, a Sears possui cerca de mil lojas nos Estados Unidos e na América Central. O modelo de franquias da rede foi criado há cinco anos.

Veículo: Diário do Comércio – MG – 16/06/2011