O presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, disse, nesta quarta-feira, 24, que o fortalecimento da marca Ponto Frio está entre as prioridades do grupo em 2015 para aumentar sua competitividade. Em 2014, a rede cresceu menos do que a outra bandeira da companhia, a Casas Bahia.

“Este ano estamos dando muito foco a esta iniciativa”, disse o executivo, em conversa com a imprensa em Porto Alegre antes de participar de encontro com empresários na Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul).

De acordo com o executivo, uma das apostas é a abertura de lojas mais modernas, chamadas de Ponto Frio Premium, com foco na venda de itens de tecnologia e na interatividade com o público. As duas primeiras estão localizadas no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, e no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Barroso explicou que a estratégia também passa pela remodelação de lojas já existentes (citou o caso da unidade localizada no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre), e pela disponibilização de crediário próprio, que até cerca de seis meses atrás estava restrito às Casas Bahia. “A falta do crediário não dava ao Ponto Frio a vantagem competitiva que a Casas Bahia tem”, disse.

“Queremos mostrar que o Ponto Frio tem uma vocação muito forte com inovação e tecnologia a preço justo.” Além disso, existe a intenção de aumentar a oferta de móveis ao cliente do Ponto Frio, apesar de as lojas desta bandeira normalmente terem um espaço físico menor.

Rio Grande do Sul

Barroso disse que a loja da Casas Bahia construída na cidade de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, está pronta, “aguardando as últimas autorizações”, e deve ser inaugurada nos próximos 15 dias.

A unidade de 1,1 mil metros quadrados marcará a volta da bandeira ao Estado, já que a última loja da Casas Bahia no território gaúcho foi fechada em 2009. Hoje, a Via Varejo tem 26 estabelecimentos no RS, todos da rede Ponto Frio.

De acordo com Barroso, existe a percepção de que há potencial para o grupo no Rio Grande do Sul, já que o Estado representa quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e as 26 lojas instaladas na região correspondem a menos de 3% dos 1,47 mil estabelecimentos que a Via Varejo tem no Brasil.

“A Casas Bahia tem participação maior de móveis, e o Estado que tem uma indústria moveleira grande. O Rio Grande representa mais de 10% da nossa compra de móveis, então é natural trazer a Casas Bahia para cá”, disse.

Segundo ele, o plano de expansão da bandeira Casas Bahia no RS vai avaliar o Estado como um todo e será gradual, com “uma loja por vez”. Num primeiro momento, segundo ele, a estratégia contempla a abertura de novos estabelecimentos, mas não está descartada a conversão de alguma unidade Ponto Frio.

“Quem manda é o cliente, se avaliarmos que de acordo com o perfil daquela microrregião a marca que melhor serve é Casas Bahia, aí se converte”, explicou.

O plano de expansão também prevê a ampliação do Centro de Distribuição da Via Varejo localizado em Cachoeirinha. Hoje com 8 ml metros quadrados, a ideia é que ele tenha 34 mil metros quadrados e atenda toda a Região Sul.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM