Na manhã do primeiro dia do Congresso e Exposição TI & Varejo, os painelistas discutiram o desafio da integração do Varejo físico com o universo do e-commerce. Na visão de Luiz Shiro, consultor em E-commerce, o varejo físico tem que ganhar o dinamismo do comércio eletrônico e esse processo deve passar pela tecnologia.

No caso do Supermercado Bistek, Tatiana Góes Mendonça, diretor de TI, destaca que a empresa tem uma cultura enraizada na loja física, mas está iniciando um trabalho no comércio eletrônico que conta, inclusive, com a integração ao legado de ERP.

“A tecnologia por si só não resolve, ela tem que provar algum retorno. Nesse sentido, temos trabalhado em algumas inovações como, por exemplo, cadastramento de fornecedores para detectar a origem do produtor na área de hortifrúti, além de projeto piloto de identificação do cliente na entrada de loja”, completa Tatiana.

“Integrar canais não é fácil, mas é um caminho de sucesso para o varejista. O consumidor está maduro e anseia por novas tecnologias. Se o Varejo conseguir levar para o universo online a facilidade da experiência de compra no universo físico, o envolvimento com o cliente será muito maior”, completa Luiz Shiro.

Segundo Ricardo Pastore, professor da ESPM e consultor de Varejo, o consumidor cada vez mais está se relacionando com a marca e isso tem que ficar bem claro para o varejista na hora de partir para o comércio online. “É importante pensar em estratégias de atuação digital. Eu vejo um caminho natural para a integração entre físico e online, mas isso vai acontecer a partir do momento em que as redes varejistas encontrarem valor nesses processos”, finaliza.

(Por Decision Report) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM