O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) voltou a cair em maio após uma pausa no mês anterior, recuando 0,6%, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas). O índice foi a 85,1 pontos neste mês ante 85,6 pontos em abril, quando havia subido 3,3% e interrompido três meses seguidos de quedas.

Segundo Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem, o resultado positivo de abril não se sustentou. “O movimento foi determinado pela diminuição da satisfação com a situação presente principalmente no que se refere à situação financeira das famílias”, destacou. Segundo ela, a avaliação ruim da situação financeira familiar está associada à piora do mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento do nível de endividamento dos consumidores.

O ISA (Índice da Situação Atual) caiu 1,5% em maio, para 79,1 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) avançou 0,3%, para 88,4 pontos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM