De acordo com dados da pesquisa ACVarejo, realizada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), todos os setores econômicos do varejo ampliado sofreram perdas nas vendas físicas no primeiro trimestre e em março, sobre iguais períodos de 2014, com destaque para os produtos de maior valor e mais dependentes de financiamento. Já nos supermercados, as vendas caíram 4% no trimestre e 8,5% apenas no mês de março – sempre comparando com iguais períodos de 2014.

Nas farmácias e perfumarias as quedas foram de 1,1% e 0,6% nas mesmas comparações. No setor que abrange lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos houve recuos de 9,5% no trimestre e 9,3% e em março, em comparação com 2014.   “Chama a atenção o fato de que até mesmo as vendas de artigos de uso mais essencial, das farmácias e supermercados, e de itens de menor valor, apresentaram contrações”, observa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Varejo ampliado

No primeiro trimestre de 2015, o comércio varejista do Estado de São Paulo viu suas vendas físicas (que inclui concessionárias de veículos e lojas de material de construção) caírem 8,4% em relação a igual período de 2014. No mês de março também houve queda – de 9,8% – em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já quando se analisa o acumulado de 12 meses, foi registrada diminuição de 2,1%.

“Esses resultados mostram que a desaceleração nas vendas prossegue e se acentua. O comércio sofre os efeitos negativos do aumento da inflação, da diminuição da massa salarial, do crescimento do desemprego e da restrição ao crédito, resultando em queda da confiança do consumidor”, analisa Burti.

De acordo com o levantamento, em relação a fevereiro, os volumes comercializados em março no Estado e na capital apresentaram aumentos de 9,4% e 11,2%, respectivamente. Mas esses resultados mensais positivos não representam mudança na tendência de desaceleração das vendas, pois estão bastante influenciados pelo maior número de dias úteis em março e pelo Carnaval em fevereiro.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM