A rede americana de cafeterias Starbucks fechou o segundo trimestre de seu ano fiscal fechando 8 milhões de transações mobile por semana. Segundo a empresa, as vendas por meio de dispositivos móveis já correspondem a 19% do faturamento da empresa nos Estados Unidos. Atualmente com 16 milhões de usuários ativos, a empresa tem, em 600 lojas, a possibilidade de pagamento por meio do serviço Mobile Order & Pay, disponível em seu app para celular. Ainda em 2015, o sistema estará disponível em todas as lojas da rede no mercado americano.

Pelo app, os consumidores podem fazer seus pedidos antes de chegar à loja, evitando filas. Do ponto de vista do varejista, o atendimento se torna mais rápido, a satisfação do cliente aumenta e a operação da loja como um todo se torna mais eficiente. O CEO da empresa, Howard Schultz, disse durante a conferência de divulgação dos resultados trimestrais da rede que as vendas mobile tiveram um papel importante no crescimento total do faturamento da rede, de 17,9% na comparação anual, para US$ 4,6 bilhões.

(Por NoVarejo – Escrito por  Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM