A partir deste mês, a rede de fast food McDonald’s terá suas novas lojas 100% equipadas com iluminação LED, uma ação que deverá reduzir o consumo de energia em 40% em relação ás lâmpadas convencionais. No médio prazo, a medida será estendida aos mais de 800 restaurantes da empresa no País.

Atualmente, estacionamentos e drive-thru de 40 restaurantes já são iluminados com LED. As luminárias geraram uma economia de até 80% de energia elétrica utilizada para iluminação externa de cada restaurante. As novas lâmpadas possuem uma vida útil de 50 mil horas, permanecendo em operação por um período total de até 11 anos, se consideradas 12 horas de uso diário – o que ajuda a reduzir significativamente as despesas e a necessidade de manutenção.

Outra medida sustentável que a rede implementou recentemente diz respeito ao consumo de água. Desde o mês passado, as unidades da rede com drive-thru possuem cisternas ou caixas d’água para armazenar água das chuvas. Essa água é utilizada na limpeza de calçadas e nas descargas dos banheiros. A economia conseguida no primeiro mês chegou a 30%.

(Por NoVarejo – Escrito por  Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM