Afetado pela estagnação da economia em 2014 e pela perspectiva de recessão neste ano, o Brasil despencou no ranking global do varejo online. Entre 2014 e 2015, perdeu 14 posições, saindo do 7º para o 21º lugar numa lista dos 30 principais países com maior atratividade no comércio eletrônico, segundo a consultoria A.T. Kearney, responsável pelo Índice de E-Commerce de Varejo Global 2015. O tombo do país nesse ranking só foi superado pelo da Argentina, que já está em recessão, caiu 18 posições e agora é o penúltimo país da lista, à frente apenas da Irlanda.

Para o cálculo do indicador que considera nove variáveis, agrupadas em tamanho do mercado online, comportamento de compra do consumidor, potencial de crescimento e infraestrutura, a expectativa da consultoria é de retração de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

Apesar do tombo por questões conjunturais, o Brasil é importante para o comércio online. Em 2014 o varejo online brasileiro movimentou US$ 13 bilhões e cresceu 18%. Isso fez do Brasil o 9º maior mercado em vendas entre 98 países analisados pela consultoria.

Neste ano, os Estados Unidos retomaram a liderança do ranking do varejo online, posto que era ocupado pela China desde a crise de 2009.  No ano passado, o comércio online americano cresceu 15%.

(Por Eletrolar) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM