A ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção – divulga o termômetro referente às perspectivas para o mês de março de 2015.

Entre os pontos analisados no estudo, destaca-se a queda recorde na pretensão de investimento das empresas. Desde janeiro de 2010, esta é a primeira vez que a escala atinge o patamar inferior a 50%. Anteriormente, o número mais elevado havia sido em setembro de 2012, com 81%.

“Os principais indicadores da indústria de materiais estão pessimistas. A recuperação do setor exige a adoção urgente de medidas em favor da competitividade e de estimulo ao investimento. A indústria também espera um incremento no Minha Casa Minha Vida e nas concessões bem como uma flexibilização na recente proposta de mudança na desoneração da folha. A indústria de materiais que apesar da queda nas vendas não demitiu em 2014, começou a demitir nesse inicio de ano”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O termômetro de março apresenta aumento no pessimismo nas expectativas em relação ao Governo. 50% das indústrias informaram que estão pessimistas para os próximos 12 meses. O número é 11 p.p. maior que o apresentado no mês anterior.

Em relação às expectativas de vendas das indústrias da construção para o mês de março, predomina vendas regulares, com 61%. Já para 25% o período pode apresentar bons resultados, enquanto que para 14% o mês será ruim.

Por Fernando Valensoela