Conclusão é da E.life a partir da análise de cinco milhões de tweets de 25 mil frequentadores de supermercados; estudo foi baseado no conceito de monitoramento de redes sociais centrado no consumidor – CCM – Consumer-centered Monitoring

O celular é o produto mais cobiçado pelos clientes de quatro dos cinco maiores supermercados do País. A informação é da E.life, empresa líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações nas redes sociais, em estudo realizado a partir de cinco milhões de tweets de 25 mil consumidores selecionados a partir de check-ins em supermercados das bandeiras Carrefour, Extra, Makro, Pão de Açúcar e Walmart nos últimos seis meses.

Comprar um novo aparelho é prioridade para clientes do Carrefour: 43% citaram a compra em seus tweets, seguidos de roupas e especificamente do Iphone com, respectivamente, 27% e 15%. Entres os frequentadores do Pão de Açúcar 40% também usaram o Twitter para manifestar o interesse por um celular. Filmes (DVDs) aparecem em segundo lugar com 19%. A diferença em relação ao Makro é de apenas um ponto percentual, ou seja, 39% dos que fazem compra no atacado também tuitaram sobre celular, enquanto 21% comentaram sobre livros e filmes.

O Walmart teve o maior índice de internautas falando sobre a compra de games: 20%. Apenas no Extra os celulares não lideraram as menções, sendo filmes a preferência da maioria (24%). Para traçar o perfil, a E.life focou o monitoramento no consumidor. “A partir dos checkins selecionamos 25 mil clientes de cada bandeira e então passamos a coletar os 200 últimos tweets de cada consumidor, totalizando cinco milhões de tweets. Neste universo passamos a estudar os outros hábitos dos consumidores”, afirma Alessandro Lima, CEO da E.life.

A metodologia Consumer-centered monitoring permite um olhar mais focado no consumidor, e não apenas quando ele menciona a marca monitorada.

O levantamento ainda apontou que o Android foi o sistema operacional mais usado pelos frequentadores dos supermercados Carrefour, Extra, Makro e Walmart. O iOS liderou apenas no Pão de Açúcar, o que pode ser atribuído ao maior poder aquisitivo dos frequentadores, visto que os preços dos aparelhos com o sistema operacional da Apple são superiores aos demais concorrentes.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM