Seguindo a estratégia de expansão nos mercados emergentes, o Grupo Solvay, dono da Rhodia, anunciou hoje a compra da fabricante brasileira Dhaymers, de ésteres especiais.

Com essa aquisição, a companhia entra a partir do Brasil no mercado de skin care (cuidados com a pele) e inicia o fornecimento de emolientes e emulsificantes usados pelas gigantes do setor na produção de cosméticos no país.

O insumo é usado para a fabricação de produtos diversos, como filtros solares e cremes para o corpo, mãos e rosto.

O negócio inclui a planta industrial da companhia que fica em Taboão da Serra, São Paulo, de onde a Solvay deve começar a exportar produção para toda a América Latina.

O valor pago pela companhia brasileira não foi relevado, mas a empresa afirma que faz parte do investimento de 76 milhões de euros (em torno de 240 milhões de reais) destinado ao crescimento na região neste ano.

Além do intuito de apostar em mercados com grande potencial de crescimento (o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do Brasil), a Solvay quer reforçar suas operações químicas para lubrificantes e indústrias de mineração na região.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM