É o que aponta estudo realizado pela Kantar Worldpanel. Os brasileiros estão priorizando suas compras no início da semana, principalmente em virtude do alto número de promoções que os canais de venda fazem nestes dias. Esse movimento pode ser explicado também pela falta de tempo dos consumidores irem às compras nos outros dias da semana.

De acordo com a pesquisa, por uma maior concentração de promoções, realizadas principalmente de segunda à quarta-feira, dias estes que representam 37% da preferência do brasileiro. Este número vem aumentando ao longo do tempo, pois em 2009 era de 33%. Esta compra durante a semana ganha cada vez mais peso. No atacarejo essa importância é ainda maior, de 68%. Já as compras realizadas nos finais de semana representam 34% e 29% preferem as quintas e sextas-feiras.

Cestas

Além dessa nova tendência, o crescimento em valor é constante em todas as cestas se comparado janeiro a setembro de 2014 com o mesmo período do ano passado. Este aumento é reflexo das famílias que passaram a priorizar o consumo dentro do lar, a premiunização das categorias básicas, inovação em comunicação e a praticidade dos produtos.

Segundo o estudo, a cesta de higiene/beleza e de limpeza se destacam por não sofrerem alteração na frequência de ida ao ponto de venda. Já a variação do ticket médio registrou aumento de 18% para limpeza e 14% para higiene/beleza. Essa mesma cesta ficou com +8% em volume médio por ocasião, enquanto a de limpeza com +7%.

Por outro lado, a cesta de alimentos foi a que mais registrou variação de frequência em idas ao ponto de venda, com menos 5 visitas . Em contra partida teve um aumento de 23% no ticket médio e 11% em produtos levados por ocasião, o que mostra que o consumidor compra mais estes produtos a cada viagem, como forma de racionalizar e otimizar a sua ida ao PDV.

A cesta de bebidas, por sua vez, teve uma redução de duas idas a menos ao PDV no período, mas registrou o menor crescimento de volume  consumido, com 6%, e teve uma variação do ticket médio de 20%.

Tendo em vista toda essa mudança de perfil de consumo, o atacarejo está contribuindo para o crescimento do segmento. O canal registrou um ticket médio de R$ 79,34, seguido do autosserviço, com R$ 43,65. O varejo tradicional também se destacou com maior crescimento em volume levado por viagem, 21%.

Crescimento pós Copa do Mundo

Após o período de incertezas de Copa do Mundo foi possível notar um crescimento no volume médio adquirido por ocasião de compra. A classe D/E foi a que mais se destacou nesse segmento, registrando +19%, seguida da classe A com 16% e a classe C com 12%.

O levantamento mostrou também que as classes C e D/E diminuíram cerca de 8 vezes a ida ao ponto de venda, enquanto a classe A diminui apenas 4 vezes.  Ou seja, as classes mais baixas são as que mais impactam a queda na frequência de compra, porém aumentam o volume médio por ocasião.

Na classe A, o volume médio consumido permaneceu baixo, com apenas 3%, porém registrou 16% no valor gasto de cada compra, mostrando que a classe gasta muito mais em poucos produtos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM