A varejista sueca de moda Hennes & Mauritz (H&M), segunda maior empresa do mundo no setor, atrás da Inditex (dona da marca Zara), prepara sua vinda para o Brasil. A companhia constituiu uma empresa em São Paulo. A empresa está registrada na Junta Comercial do Estado com um capital social de R$ 1,5 milhão. Procurada, a companhia informou, no entanto, que não tem planos para abrir lojas no país neste ano, nem em 2015.

“No momento, a H&M não tem quaisquer planos concretos para abrir lojas no Brasil”, informou a companhia por meio de sua assessoria de imprensa. No momento, a varejista sueca tem como meta dar início a operações no Peru, na Índia, na África do Sul e em Taiwan. De acordo com a empresa, o plano é abrir lojas nesses mercados em 2015. A H&M também pretende abrir operações de comércio eletrônico em oito a dez novos países no próximo ano. Entretanto, não confirmou se o Brasil estaria entre esses países.

A H&M encerrou seu quarto trimestre fiscal, concluído em agosto, com um avanço de 19% no lucro líquido, para 5,29 bilhões de coroas suecas (US$ 740 milhões). A receita líquida aumentou 21%, para 38,81 bilhões de coroas suecas. A companhia ampliou o número de lojas no mundo em 13%, para 3.341 unidades. O grupo informou que tem como meta para o novo ano fiscal inaugurar 375 lojas, com foco especialmente nos Estados Unidos e na China.

A companhia sueca optou por avaliar o desempenho de outras concorrentes internacionais no país antes de abrir sua operação. O mercado de varejo de moda tem sofrido os efeitos do crescimento mais fraco do consumo no Brasil e da pressão inflacionária. O Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) estima que o segmento crescerá neste ano entre 1,5% e 2%, abaixo da projeção feita no início do ano, de expansão de 3,4%.

Sua principal concorrente, a Zara (rede controlada pela espanhola Inditex), opera no Brasil desde 1999 e possui atualmente 52 lojas em shopping centers. A Zara Home, por sua vez, começou a operar no país em 2012 e possui oito lojas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e no Distrito Federal. A Zara reportou receita no Brasil de R$ 962 milhões em 2013. No entanto, a companhia não divulga projeção para este ano. Outras rivais globais, como as americanas Forever 21 e a inglesa Topshop, entraram no país recentemente.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab