A indústria de produtos de higiene, perfumaria e de cosméticos está com milhares de lançamentos de produtos parados devido a falhas no sistema de registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo a Abihpec, associação que reúne 370 empresas do setor, o número de itens a espera de aval chega a 2,8 mil. A Anvisa, porém, reduz esse número para 1,9 mil.

A falha ocorre em uma plataforma eletrônica lançada em fevereiro para facilitar o registro de produtos desse setor. Segundo João Carlos Basilio, presidente da Abihpec, os problemas no sistema trouxeram “consequências bastante significativas para o lançamento de produtos este ano”. A associação e a agência têm discutido uma solução para agilizar os registros atrasados, ele afirma.

Desde 2005, a maior parte dos registros de produtos (cerca de 70%) só precisava ser notificada à Anvisa. Para o restante, era necessário protocolar um processo, com dezenas de páginas, que era encaminhado para avaliação. Agora, todas as petições são feitas online. Para os produtos mais sensíveis e que representam 30% do mercado, a lei prevê um prazo de 90 dias para análise.

Procurada, a Anvisa afirmou, em nota, que a expectativa é que o sistema esteja estabilizado “nas próximas semanas”. A agência afirma ainda que, inicialmente o sistema se comportou adequadamente, “atendendo às expectativas de melhoria e agilização no processo de trabalho da agência”, e que os problemas começaram a ocorrer à medida que o volume de processos protocolados aumentou.

A Anvisa responsabiliza também “a empresa contratada para o desenvolvimento do sistema, e que deveria fornecer a manutenção durante 12 meses após a sua entrega e deixou de prestar os serviços contratados de forma adequada”, na nota emitida. Foram instaurados procedimentos administrativos para punir a empresa, de acordo com a autarquia.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM