As vendas do Casino reduziram o ritmo no terceiro trimestre, divulgou o varejista francês nesta terça-feira, refletindo a desaceleração no Brasil, seu maior mercado, além de vendas mais fracas em hipermercados franceses diante da baixa confiança do consumidor e de um verão ruim no país.

O Casino, que obtém 60 por cento das suas vendas em mercados emergentes e que controla o Grupo Pão de Açúcar no Brasil, registrou vendas de 11,97 bilhões de euros (15,15 bilhões de dólares) no terceiro trimestre.

Analistas esperavam vendas de 11,8 bilhões de euros, segundo pesquisa da Thomson Reuters. Excluindo aquisições, alienações, efeitos cambiais e combustíveis, as vendas aumentaram 2,8 por cento, abaixo do avanço de 6,5 por cento registrado no segundo trimestre.

Ajustadas por efeitos de calendário, as vendas em hipermercados franceses do grupo caíram 3,9 por cento em bases comparáveis, após um crescimento de 1,1 por cento entre abril e junho.

Ajustadas de efeitos de calendário, as vendas em hipermercados franceses do grupo caiu 3,9 por cento na mesma base comparável, após um crescimento de 1,1 por cento entre abril e junho.

Na França, onde o Casino obtém cerca de 40 por cento da sua receita, as vendas no varejo de alimentos caíram 2,7 por cento.

A companhia culpou a exposição a áreas turísticas afetadas por uma fraca temporada, além de cortes de preços em seus hipermercados Geant e lojas de desconto LeaderPrice, e queda dos preços de frutas e vegetais.

Porém, os negócios melhoraram substancialmente em setembro e início de outubro em todos os formatos de lojas na França, disse o Casino, na sequência de um fraco verão.

No Brasil, o crescimento trimestral de vendas em mesmas bases, excluindo combustíveis e efeitos de calendário, foi de 6,7 por cento, contra 9,8 por cento no segundo trimestre, quando as vendas de produtos não alimentares em hipermercados do grupo tinham sido impulsionadas pela Copa do Mundo de futebol.

As ações do Casino fecharam em alta de 0,8 por cento, a 78,70 euros nesta terça-feira. Às 14h50, os papéis do Grupo Pão de Açúcar subiam 0,19 por cento, enquanto o Ibovespa exibia alta de 0,75 por cento.

O GPA divulgou na última sexta-feira um aumento de 10,9 por cento na receita líquida do terceiro trimestre sobre igual período do ano passado, a 15,6 bilhões de reais, beneficiado principalmente pela integração da CDiscount no seu balanço.

Excluído o efeito da consolidação da Cdiscount, que opera os sites de comércio eletrônico do Casino em países como França, Colômbia e Vietnã, a receita líquida total do GPA teria crescido 5,7 por cento no período.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM