Após desaceleração nas vendas e fraco desempenho neste ano, o varejo projeta retomada do crescimento neste trimestre. Um dos indicadores antecedentes do setor – o IAV (Índice Antecedente de Vendas), que consolida e prevê a expectativa de vendas de 57 empresas varejistas associadas ao IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) – estima crescimento de 3,1% em agosto, 2,8% em setembro e 3,1% em outubro em relação aos mesmos meses de 2013.

Apesar de o comércio ter expectativa de expansão mais contida em 2014 (parte das redes estima redução do crescimento e parte estabilidade em relação a 2013), a previsão é fechar o ano com resultado superior ao esperado para o crescimento do país, avalia Flávio Rocha, presidente do IDV.

Entidades do setor estimam que o comércio cresça de 2% a 3% neste ano. Já o crescimento do PIB deve ser de 0,79%, segundo analistas consultados no último Boletim Focus, do Banco Central, divulgado na segunda-feira (18/8).

“O cenário macroeconômico se mantém, com alta da inflação, que, mesmo com a desaceleração de julho, continua minando o poder de consumo e a confiança do consumidor; baixa confiança dos consumidores; e maior rigor na concessão do crédito. Por outro lado, há aspectos positivos fortes, como a estabilização do endividamento das famílias e baixos índices de inadimplência e de desocupação”, informou o presidente do IDV.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM