A Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina, vai comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, festejado mundialmente em 5 de julho, com uma ação especial em seus 34 pontos de atuação no Grande ABC e interior de São Paulo.

Quem passar pelos chekouts das 28 lojas ou nos postos de combustíveis e drogarias externas, vai receber um marcador de texto contendo uma fita com a seguinte mensagem: Planeta Coop – Cooperar faz nosso mundo girar. A proposta da ação é propagar a cooperação e convidar o cooperado e visitante a fazer o mesmo, seja colocando a fitinha no pulso, no chaveiro, no retrovisor do carro ou dando de presente a alguém.

Luciana Benteo, responsável pelo Planeta Coop – núcleo socioambiental – acredita que serão distribuídos 35 mil fitinhas e marcadores de texto, que simbolizam o desejo da Coop por um mundo melhor, baseado na igualdade, responsabilidade social e ajuda mútua. Valores que norteiam a doutrina cooperativista desde sua origem.

Para as comemorações deste ano, o tema abordado pela Aliança Cooperativa Internacional – Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos – foca justamente o sétimo princípio cooperativista: o interesse pela comunidade.

Dentro desse princípio, a Coop oferece aos seus cooperados e à comunidade uma série de benefícios, como ciclo de palestras e cursos gratuitos; programa voltado aos alunos da Educação Fundamental que orienta sobre consumo consciente, sustentabilidade e noções sobre cooperativismo; auxílio a diversas entidades beneficentes; programas de qualidade de vida e bem-estar.

Movimento criado na Inglaterra em 1844 e que reúne 1 bilhão de pessoas em 100 países dos cinco continentes, o cooperativismo responde pela geração de 100 milhões de emprego no mundo. Atualmente, o Brasil possui mais de 6 mil cooperativas com cerca de 9 milhões de associados, abrangendo 13 ramos do cooperativismo – consumo, crédito, agropecuário, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer.

Prestes a completar 60 anos de fundação, a Coop figura na 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), possui cerca de 5,9 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição – 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e três drogarias externas, localizadas em São Bernardo do Campo. Em 2013 a Cooperativa fechou o exercício com fornecimento bruto de R$ 1,967 bilhão e para este ano, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 123,5 milhões.