A Copa do Mundo estimulou de maneira significativa a demanda por carne bovina, segundo supermercados, frigoríficos e até churrascarias ouvidas pelo jornal Valor Econômico. No Walmart, as vendas dos cortes para churrasco cresceram 20% em junho, sobre o mesmo período de 2013.

Em véspera de jogos do Brasil, o efeito é ainda mais notável, e as vendas crescem 50% no Walmart. Amanhã, com o primeiro jogo da seleção brasileira num fim de semana, esse efeito será ainda mais sentido. Picanha, contrafilé e maminha são alguns dos cortes mais procurados pelos consumidores.

Os frigoríficos também perceberam aumento na demanda. “Houve uma melhora muito significativa nas vendas de carne bovina nas cidades-sede”, afirma Leonardo Alencar, gerente-executivo de inteligência de mercado da Minerva Foods. Segundo ele. O normal é que o consumo  desse alimento cresça a partir de julho, mas, por ocasião da Copa, esse efeito foi adiantado para o mês anterior.

Para a Marfrig, que é patrocinadora da Copa do Mundo, o torneio também tem efeitos positivos em relação ao food service. “Houve um aumento grande, principalmente das churrascarias”, destaca Rodrigo Vassimon, diretor comercial da divisão Marfrig Beef.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM