A Copa do Mundo vai estimular as vendas de eletroeletrônicos e ajudar o varejo. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas serão maiores que as das Copas de 2006 e 2010, e devem movimentar R$ 863 milhões em receita nas lojas especializadas em artigos de uso pessoal e doméstico.

Confirmada essa previsão, o efeito da Copa do Mundo sobre as vendas desse segmento no segundo trimestre de 2014 deverá ser de aproximadamente 2,9% em relação aos três primeiros meses do ano, quando as vendas totalizaram R$ 30,3 bilhões. As Copas de 2006 e 2010 provocaram impactos reais de 2,4% e 2,6% no mesmo período.

Segundo a CNC, o crescimento nas vendas é estimulado pelos preços dos televisores novos, que caíram 64,9% desde a Copa do Japão e Coreia do Sul, em 2002, e pelo encarecimento dos serviços de manutenção – que subiram 30,1% no mesmo período. Desde a Copa de 2010, os preços dos televisores novos caíram 44,4%, aponta a CNC.

A entidade aponta, no entanto, que o resultado das vendas poderia ser melhor, não fosse o encarecimento do crédito.

“Embora nos primeiros meses do ano a taxa de câmbio e o preço médio dos televisores venham mantendo tendências de queda em 2014 (-5,8% e -4,5%, respectivamente), o efeito das vendas voltadas para a Copa do Mundo poderia ser maior no varejo, não fosse a atual trajetória de encarecimento do crédito”, diz a entidade em nota.

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