Entre os produtos comercializados em grandes farmácias, os itens de higiene e conveniência registraram o maior crescimento em vendas no País no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo pesquisa da Abrafarma (associação do segmento).O volume comercializado de não medicamentos atingiu R$ 2,53 bilhões no período – um aumento de 20% ante os R$ 2,11 bilhões dos três primeiros meses do ano passado, segundo o estudo.

O faturamento do setor entre as grandes farmácias, que ocupam 55% do mercado, cresceu 16,74% de janeiro a março deste ano, um total de R$ 7,48 bilhões. Os genéricos registraram alta de 10,9%.

A ascensão social da população e a busca por itens sofisticados explicam o desempenho dos não medicamentos, segundo o presidente da Abrafarma, Sérgio Barreto. “Os remédios ainda detêm o maior volume de vendas do setor (66%) mas isso já foi bem maior. Ano a ano, outros produtos têm crescido acima de 30%”, afirma.

Nos três primeiros meses deste ano, também cresceram o total de clientes atendidos (6,6%) e a rede de associados da entidade, que saltou de 4.789 para 5.159 unidades.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, espm