A Marisa – varejista especializada em moda feminina – anunciou que teve aumento de 41,4% no lucro do primeiro trimestre, em um resultado influenciado por fatores como aumento de vendas e expansão da rede de lojas.
Nos três primeiros meses de 2011, os ganhos da empresa somaram R$ 36,02 milhões, superando com folga os R$ 25,47 milhões de um ano antes.
Na mesma base de comparação, houve uma alta de 27,6% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), que atingiu R$ 75,1 milhões nos três meses. Com isso, a margem Ebitda – que mede a relação desse indicador com a receita líquida – recuou 0,4 ponto percentual, para 15,2%.
Em 12 meses encerrados em março, a rede da Marisa teve uma expansão de 56 lojas chegando a 281 pontos. No entanto, mesmo desconsiderando as unidades com menos de um ano de operação – conceito mesmas lojas –, a empresa marcou crescimento de 12,7% nas vendas.
Com isso, a receita líquida nos três meses alcançou R$ 494,09 milhões, uma alta de 30,7% na comparação anual.
O balanço revela ainda que a varejista investiu R$ 42,9 milhões no trimestre, quase o dobro em relação ao aporte de R$ 23 milhões do mesmo período de 2010.
(Eduardo Laguna | Valor / 03/05/2011)