A Via Varejo, companhia de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar (GPA), apurou crescimento de 5,8% na receita líquida do primeiro trimestre de 2014 ante o mesmo período do ano anterior. A empresa teve receita líquida de R$ 5,442 bilhões entre janeiro e março e receita bruta de R$ 6,237 bilhões, aumento de 6% ante 2013.

No conceito “mesmas lojas”, que considera apenas unidades abertas há mais de um ano, as vendas líquidas da Via Varejo cresceram 3,8% no primeiro trimestre na comparação anual. A receita bruta mesmas lojas subiu 3,6% na mesma comparação.

Em seu documento de divulgação de desempenho de vendas, o GPA afirma que as vendas da Via Varejo no primeiro trimestre estão em linha com as expectativas para esse período, o qual “não registrou eventos comerciais relevantes”, segundo a empresa. O grupo ainda destacou que foram entregues oito novas lojas da Via Varejo no período, todas da bandeira Casas Bahia.

Comércio eletrônico

Já o negócio de e-commerce do grupo, a Nova Pontocom, teve receita líquida de R$ 1,308 bilhão entre janeiro e março deste ano, crescimento de 52,6% ante os mesmos meses de 2013. A receita bruta subiu 54,1%, para R$ 1,467 bilhão.

De acordo com o GPA, houve no trimestre forte crescimento no fluxo de clientes, melhora da taxa de conversão de compra e maior representatividade do marketplace, área de negócios que envolve presença de lojas de terceiros dentro das plataformas de comércio eletrônico da Nova Pontocom. O GPA destacou ainda o “excelente momento de vendas de smartphones”, que apresentaram aumento superior ao registrado no quarto trimestre de 2013, além de alta de vendas de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, impulsionados pelas altas temperaturas do trimestre.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab