O iba, loja de revistas, livros e jornais digitais do grupo Abril (ao qual também pertence EXAME.com), agora oferece uma opção de assinatura mensal que dá acesso a exemplares ilimitados de revistas.

Chamado iba clube, o sistema é similar ao que é usado pela Netflix para acesso aos filmes, mas adaptado ao mercado de publicações digitais.

O primeiro mês é gratuito. Depois dele, o usuário paga uma assinatura mensal de 19,90 reais. A pessoa escolhe quatro revistas mensais e tem acesso a toda a coleção delas (que geralmente inclui dois anos de edições da revista), podendo ler quantas edições quiser.

O preço é atraente em comparação com o que custam exemplares avulsos e assinaturas convencionais. Numa simulação feita pelo próprio iba, um leitor típico teria uma economia de 66% aderindo ao iba clube.

Um pagamento adicional permite acrescentar revistas semanais e quinzenais à assinatura. Para ter acesso à EXAME, por exemplo, pagam-se mais 11,70 reais por mês.

O iba clube foi lançado de forma discreta há pouco mais de duas semanas. “Já tivemos quase 2 mil adesões, número muito bom para esse mercado”, diz Ricardo Garrido, diretor de operações do iba.

Por enquanto, o iba clube oferece um cardápio de 28 revistas mensais da Abril e de outras editoras. “Teremos mais revistas com o tempo. E vamos incluir livros no segundo semestre”, diz Garrido.

As revistas digitais são lidas por meio de apps para iPhone, iPad, tablets com Android, PCs com Windows e Mac. Quando o usuário cancela sua assinatura, o acesso às revistas é interrompido.

O iba foi criado há dois anos e tem um portfólio de 40 mil publicações digitais, entre revistas, e-books e jornais. A loja conta com 1,3 milhão de clientes cadastrados.

 

[Fonte: Exame]

 

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab