A taxa de desemprego no conjunto de seis das principais regiões metropolitanas do País subiu para 9,5% em janeiro, na comparação com os 9,3% registrados em dezembro, de acordo com a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos) e da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). No mesmo período do ano passado, o desemprego atingiu 9,9% na média dessas áreas.

O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.

O contingente de desempregados em janeiro foi estimado em 1,984 milhão de pessoas, 37 mil a mais do que em dezembro. A população economicamente ativa (PEA) das seis regiões ficou em 20,822 milhões de pessoas, 31 mil a menos em relação ao mês anterior.

Na passagem de dezembro para janeiro, o desemprego diminuiu em Porto Alegre (de 6,1% para 5,7%), manteve-se relativamente estável em Belo Horizonte (de 6,6% para 6,7%), Recife (de 11,4% para 11,3%) e Salvador (16,9% para 17%). No entanto, aumentou em Fortaleza (de 6,8% para 7,3%) e São Paulo (de 9,3% para 9,6%).

 

[Fonte: SM]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab