Um estudo da Kantar Worldpanel mostra que, em 2013, os consumidores brasileiros reduziram suas idas aos supermercados em três vezes, em média, em relação a 2012. Eles também aumentaram em 3% o volume consumido e em 9% o preço médio pago nas compras. Ou seja, seu hábito de compra voltou a se aproximar da antes comum “compra do mês”, embora tal tendência ainda não seja efetiva por completo.Segundo a consultoria, o resultado mostra que, apesar da inflação alta, o brasileiro não diminuiu seu consumo de itens de supermercado. Embora a classe C tenha sido a “grande responsável pelo crescimento recente do consumo no País”, as classes A/B também aumentaram em 2% o volume consumido e diminuíram a ida ao ponto de venda em apenas uma vez.

As classes D/E, por sua vez, foram mais sensíveis à inflação registrada em 2013, registrando queda de 1% no volume consumido. Mas, apesar dessa retração, o número de itens comprados por eles a cada compra aumentou 9% em comparação a 2012. A Kantar aponta que categorias como catchup, cervejas, sobremesa pronta e suco pronto para beber ainda precisam ser conquistados por essas classes.

Sob ponto de vista regionalizado, o “Centro-Norte” do País (que engloba Centro-Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do Interior do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais) seguiu o movimento de diminuir as idas ao ponto de venda e aumentar seu volume de compras e o preço médio gasto. Já as regiões do interior de SP e Sul mostraram um crescimento no preço médio gasto, porém uma estabilidade em sua frequência de compra e no volume adquirido.

 

[Fonte: SM]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab