O investimento feito pelo GPA no crescimento orgânico alcançou R$ 1,8 bilhão no ano passado, valor 32,8% superior aos aportes realizados no ano anterior. O montante foi aplicado na abertura de 87 novas unidades das bandeiras de supermercado do grupo e outras 41 da Via Varejo, além da aquisição de novos terrenos.

O principal impulsionador desse investimento feito pelo GPA foi a entrada de suas bandeiras em novas praças. Em especial com a expansão do atacarejo Assaí, que entrou em cinco novos Estados no ano passado, e com o reforçou da presença da Via Varejo no Nordeste e do Minimercado Extra em São Paulo.

Modelo de expansão será mantido

Após os bons resultados obtidos em 2013, o Casino deve manter o modelo atual de expansão do GPA Alimentar. O foco continuará nas lojas de conveniência, com o Minimercado Extra, e no atacarejo, com o Assaí. Além disso, deve ser intensificado o aluguel de lojas para reforçar o balanço da companhia.

Outros modelos de negócios não serão esquecidos. O Casino cita, entre suas bases de crescimento futuro, o reforço das próprias lojas Pão de Açúcar, formato que considera “premium”, apesar da agressividade recentemente adotada nos preços. Comércio eletrônico e Via Varejo também receberão atenção, já que devem ser os segmentos mais beneficiados pela Copa do Mundo que acontece no Brasil, neste ano.

 

[Fonte: SM]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab