A Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar, mostrou avanço do lucro no quarto trimestre, mas suas ações caíam nesta quinta-feira em um dia de baixa generalizada na bolsa, agravada por números ruins do setor. Mais cedo, o IBGE divulgou que as vendas do varejo brasileiro avançaram 4,3 por cento em 2013, na pior expansão em 10 anos.

Mesmo com o lançamento do programa do governo de subsídio à compra de móveis e eletrodomésticos Minha Casa Melhor, em junho, o segmento de móveis e eletrodomésticos viu o crescimento das vendas desacelerar para 5 por cento em 2013, ante 12,3 por cento no ano anterior.

Às 13h24, as units da Via Varejo recuavam 0,89 por cento, a 24,48 reais, com as ações do GPA caindo 0,63 por cento. O Ibovespa, índice do qual a Via Varejo não faz parte, caía 1,73 por cento no mesmo momento.

Em teleconferência com analistas, o diretor-presidente da Via Varejo, Francisco Valim, afirmou que a companhia vê continuidade no plano de melhoria de resultados em 2014 apesar de um cenário menos animador para o setor.

“Achamos que nossas vantagens competitivas são muito relevantes e continuamos trabalhando nesse processo … Acreditamos que, apesar de esse ano ter um pouco mais de incerteza, vamos atingir com sucesso crescimento de vendas”, afirmou.

A equipe de analistas do Bank of America Merrill Lynch reforçou que a Via Varejo é sua principal aposta no setor na América Latina, afirmando enxergar espaço para oportunidades em termos de custos e eficiência.

“Nós vemos a Via Varejo com taxas de crescimento de um dígito alto no começo de 2014 … apesar de perspectivas duras para o consumo”, disse relatório do BofA assinado pelo analista Robert Aguilar. “Maior execução fiscal e um cenário macro desafiador devem acelerar a consolidação da indústria, e vemos a Via Varejo se beneficiando.” Para o Citi, os “sólidos resultados ajustados” da companhia são notícias positivas para o GPA. “Ganhos de eficiência foram refletidos em estabilidade operacional e aumento dos lucros”, escreveu a equipe da analista Renata Coutinho em relatório.

 

[Leia na integra Exame] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab