O Grupo Pão de Açúcar foi a rede varejista com maior número de reclamações do ano passado, segundo o Procon-SP. De acordo com o ranking geral de atendimento relacionados às empresas, a rede manteve a mesma posição de 2012.

Formada pelos supermercados, hipermercados e lojas de eletroeletrônicos, a varejista aparece em quinto lingar na lista, atrás de Vivo, Itaú, Claro e Bradesco, com 4.914 atendimentos, e 86,7% das questões esclarecidas.

Em 2012, o Pão de Açúcar ocupava a mesma quinta posição no ranking (ao incluir a operação de Casas Bahia). Em 2011, a rede ocupava a terceira posição para a mesma base de comparação – ao se somar os dados das queixas nas áreas de supermercado, hipermercado e varejo eletrônico.

O volume de queixas aumentou consideravelmente. Em 2011, foram 1.251 reclamações, no ano seguinte, 812, e em 2013, atingiu 4.914 reclamações. Nesse caso, são considerados todos os negócios do grupo.

Em nota, o Pão de Açúcar informou que “pauta suas ações na excelência do atendimento e na transparência no relacionamento com seus clientes”. Ressalta ainda que suas empresas investem “continuamente em treinamentos e ações de pós-venda com o objetivo de superar as expectativas dos clientes, melhorar a qualidade dos serviços e aumentar índices de satisfação”.

A segunda colocada em reclamações no varejo é o Carrefour, em 22ª colocação. O GPA tem faturamento anual superior a R$ 50 bilhões e o Carrefour, com operação restrita ao varejo alimentar, fatura cerca de R$ 30 bilhões.

 

[Fonte: ValorVarejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab